Em 6 anos de atuação em Varginha – comemorados dia 22 de outubro - o principal objetivo da Fundação Aprender foi a formação qualitativa dos cidadãos varginhenses visando capacitá-los para alcançar seus direitos em todos os níveis de qualidade de vida e, acima de tudo, criar e recriar processos, metodologias e tecnologias que permitissem à instituição oferecer as condições vitais para a sua sustentabilidade, permitindo o acesso de todos os segmentos sociais às oportunidades criadas.
A Fundação Aprender adotou em seu plano de trabalho para 2008 e 2009, projetos que viabilizassem processos de aprendizagem nas mais diversas instâncias sociais, tendo por base o princípio de que a diversidade agrega valor às comunidades e às pessoas, ampliando o potencial de criatividade e promovendo o desenvolvimento sustentável, que garante a sobrevivência econômica, política, social e cultural dos povos. Para atingir estes propósitos utilizou uma filosofia educacional coerente com os novos paradigmas científico-culturais e novas tecnologias computacionais. Por isso, a Fundação Aprender elegeu, como estratégia de desenvolvimento do potencial de aprendizagem, a Mediação da Aprendizagem formulada por Reuven Feuerstein no âmbito de aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) utilizado nos países mais desenvolvidos e a Vivencial de Aprendizagem Integrada (VAI) formulada por Iolanda Braconot, que parte da observação da realidade a ser trabalhada, para desenhar "sob medida" o conteúdo programático bem como definir as atividades vivenciais a serem desenvolvidas.
Além da inovação na Filosofia Educacional, a Fundação Aprender procurou fortalecer parcerias com instituições de ensino; apoiar e complementar e suplementar políticas públicas Municipais, Estaduais e Federais em Educação; desenvolver estudos e pesquisas ao uso de jogos e materiais psicopedagógicos e melhorar a qualidade vida estimulando o trabalho voluntário através de vários projetos.
Todas as suas atividades e esforços desde a sua instituição em 30 de abriu de 2002 reafirmam o compromisso da Fundação com seu crescimento e desenvolvimento institucional, assim como seu compromisso social com a comunidade.
Em 2008 a Fundação Aprender instalou-se em um amplo prédio, localizado a Rua Deputado Ribeiro de Rezende, 494, no Centro de Varginha, para melhor atender seus alunos, parceiros, colaboradores e voluntários. O telefone de contato é 35 3222-1214 e o Fax 3212-9090.