Educação continuada com foco em técnicas e métodos inovadores é nossa missão. Fale conosco

Brinquedoteca Comunitária

Imagem brinquedoteca

Introdução

“Se alguém pode imaginar, pode criar. Se pode criar, pode fazer do mundo um lugar melhor. A imaginação é a primeira faísca que acende a chama da realização” (Linda e Richard Eyre)

Todo criança gosta de aprender em um ambiente desafiador, motivador, divertido, alegre, bonito e prazeroso. O espaço da Brinquedoteca representa um elemento a mais no processo educativo mas é, antes de tudo, um recurso, um instrumento, um parceiro do professor e da família na prática educativa.

Além disso, o espaço organizado favorece interações entre as crianças, promovendo a identidade pessoal, o desenvolvimento de competências e habilidades e, por conseguinte, a construção da autonomia moral e intelectual.

O trabalho pedagógico precisa considerar a singularidade das ações infantis e o direito às brincadeiras, jogos, artes plásticas, músicas, histórias, valorização dos princípios éticos e a busca de significados permeando as ações escolares.

Descrição da organização

A Fundação Aprender Para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia tem como principal objetivo a promoção humana pela educação e conhecimento. Por isso, assume o compromisso com a Educação Comunitária elaborando o presente projeto. Instituída em 2002 e tendo iniciado suas atividades em março de 2003, a Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia é uma instituição pública, de direito privado, sem fins econômicos. Seu patrimônio foi doado à comunidade pelos instituidores, professora Júlia Eugênia Gonçalves e a empresa Aprender Atividades Integradas, que mantinha com sua sócia e amiga, a psicóloga Francisca Fernandes Carvalho. É administrada por 4 (quatro ) conselhos: Conselho Curador, composto por 4 membros permanentes; Conselho Diretor, composto por diretora executiva, diretor financeiro e diretor administrativo devidamente eleitos; Conselho Fiscal, composto por 3 membros titulares e 2 membros suplentes e Conselho Consultivo, composto por 8 conselheiros. Todos os conselheiros trabalham sem remuneração, exercendo o voluntariado em benefício da população. De acordo com seu Estatuto, a Fundação Aprender pode ser apoiada por colaboradores natos, que são as pessoas físicas de seus instituidores, colaboradores efetivos, que são seus administradores, colaboradores contribuintes, que são pessoas físicas ou jurídicas que, identificadas com os objetivos da Fundação, comprometem-se a contribuir financeiramente, ou de qualquer outra forma, para que ela possa cumprir suas finalidades e colaboradores beneméritos, que são aqueles que tenham prestado à Fundação serviços de tal relevância que o Conselho de Curadores os julgue merecedores dessa especial distinção. Atualmente são beneméritos os senhores dr.Fernando Athayde, dr.João Ricardo Sobrinho, sra Merivone Bíscaro, dr. Adriano Senador , dr. Cláudio de Souza e o vereador Rogério Bueno, que auxiliam em suas atividades e desenvolvimento. Sua fonte de renda, para sustentação e prestação de serviços sociais à comunidade, são os cursos que oferece, com preço acessível, desde Qualificação Profissional ao Doutorado.

Descrição do projeto

A Brinquedoteca Comunitária dispõe de espaço adequado, de brinquedos e jogos pedagógicos cedidos pela Fundação Aprender. Funcionará as segundas, quartas e sextas-feiras, inicialmente, das 14:00h. às 18:00h no atendimento à crianças da cidade, com faixa etária de 0 a 11 anos, em suas necessidades lúdicas e recreativas.

A Brinquedoteca se caracteriza pela informalidade e pela espontaneidade. A criança tem à sua disposição um conjunto de brinquedos e brinca como quiser, sem a interferência de adultos.

O atendimento será feito por voluntários cadastrados na Fundação Aprender, que receberão treinamento para o exercício da atividade. As crianças até 7 anos de idade deverão ser acompanhadas por responsáveis. Aquelas entre 8 e 11 anos de idade podem permanecer na brinquedoteca sem responsável.

Objetivo Geral

Disponibilizar gratuitamente para a comunidade varginhense um espaço com brinquedos e jogos pedagógicos para crianças entre zero e onze anos de idade.

Objetivo Específico

• Atender aproximadamente 10 crianças da rede pública de ensino por módulo de funcionamento, totalizando 30 crianças por semana;
  • Oferecer para a comunidade varginhense um espaço para atividades pedagógicas complementares ao desenvolvimento sócio-educacional das crianças em idade escolar, preferencialmente;
  • Oferecer atividades lúdicas e criativas para ocupar ao tempo livre das crianças, substituindo mídias eletrônicas como a TV e resgatando a espontaneidade do brincar, tão importante para a saúde física e mental.

ATIVIDADES ANO - 2010
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
1- Preparar calendário de funcionamento X
2- Preparar regras de funcionamento que deverão ficar expostas na brinquedoteca X
3- Angariar voluntários para os módulos de atendimento. Cada módulo de atendimento corresponde à 2h. Serão necessários 6(seis) voluntários; X X
4- Realizar o treinamento dos voluntários – dia 19/01 às 16:00h; X
5- Organizar o espaço destinado à Brinquedoteca; X X
6- Promover a divulgação nos meios de comunicação X X X X X
7- Fechar parcerias com escolas públicas. X X
8- Iniciar atendimento X X X X X X X X X X X
9- Relatórios de acompanhamento X X X
10- Encerramento das atividades anuais X

Indicadores de Resultado

• Relatórios semestrais do atendimento realizado;
  • Diálogo com as escolas, como medida de acompanhamento do trabalho.

Sustentabilidade

O projeto é sustentável na medida em que já possui toda a estrutura física e material necessária e conta com a participação de voluntários para sua realização.

Acesse seu Ambiente Virtual

Cadastro Fundação Aprender Facebook Fundação Aprender Acesse o nosso blog!